Música Não é Para Todos! É Para Poucos

                          

  • Vivo ministrando aulas de música, de forma contínua, desde 1989, participando assim da formação de vários colegas que hoje também dão sua contribuição para o engrandecimento da nossa arte. Ao longo do tempo, adquiri algumas certezas e muitas dúvidas sobre o exercício desta profissão.

Tento a seguir ordenar alguns argumentos e questões sobre o fato.

  • O que é preciso para ser músico?

É uma questão polêmica. Há um consenso: é preciso ser humilde, ter talento e gostar de estudar. É preciso buscar o total domínio da linguagem musical e os conhecimentos específicos de um instrumento musical; é preciso gostar musica; ter curiosidade pela informação musical e ser criativo, são alguns dos atributos obrigatórios. O problema é que no Brasil a maioria das pessoas que reúnem esses atributos não estudam, nem exploram esse potencial e ficam na superficialidade.

  • Onde adquirir os conhecimentos específicos citados no tópico anterior?

Começa na vivência de casa e deve prosseguir em uma boa escola de musicalização ou em um projeto público destes que utilizam métodos de ensino coletivo visando revelar talentos para participarem dos seus grupos. Se conseguir passar por esta etapa procure urgente uma escola profissionalizante de bom nível técnico. Como não temos escolas de música profissionais de nível internacional no Brasil, pode ser com um bom mestre prático. Após mais esta etapa já dar para você ter uma idéia se deve ou não continuar e encarar uma faculdade.

As deficiências do processo de formação musical em nosso país ainda é um dos aspectos que se colocam como maiores obstáculos na consolidação de nossos músicos no mercado de trabalho.

  • Para ser músico, assim como em qualquer outra profissão, exige muito estudo e dedicação. Felismente a maioria dos músicos que atuam em nosso mercado profissional são autodidatas dedicados, verdadeiros devotos da arte que coordenam seus próprios estudos fazendo desta escola um meio de superação da maioria das dificuldades.

Ser músico e viver desta arte em nosso país é um uma missão quase impossível. Diversos aspectos dificultam o futuro e êxito profissional da maioria dos nossos artistas que fazem de tudo para não abandonar os próprios sonhos e objetivos.

  • Maestro Rocha Sousa

  • Minha foto

    Rocha Sousa
    Teresina, Piauí, Brazil
    Músico, Compositor, Arranjador, Mestre de Banda, Educador Musical e Pesquisador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 melhores músicas dos Ramones

TOQUE DE SILENCIO - VOCÊ SABE A HISTÓRIA ATRAZ DESSE HINO?

Diferenças entre conservatório e faculdade de música