Estudar em silêncio total ou ouvindo música? Descubra qual método é melhor para você

Saiba quais tipos de música de adaptam melhor às sessões de estudo

Fonte: Shutterstock
Fonte: Shutterstock
Em algumas situações, pode ser mais produtivo ler e fazer anotações ouvindo música

Em geral, os alunos são aconselhados a estudar sempre em silêncio, em ambientes tranquilos, para focar apenas no estudo. No entanto, você sabia que, em algumas situações, pode ser mais produtivo ler e fazer anotações ouvindo música?



Isso acontece porque o que realmente desconcentra os estudantes são os barulhos externos do ambiente. Ao ouvir música, o aluno se desliga de ruídos desagradáveis e presta atenção no que mais importa, aumentando o seu rendimento. Mas é preciso escolher o tipo de música adequadamente para que esse método funcione, caso contrário, a melodia também pode ser uma distração.

O ideal é que a música não tenha letras, afinal, o que os cantores estão dizendo pode entrar em conflito com a informação absorvida na leitura. Ainda que a música seja instrumental, sua velocidade e energia podem variar de acordo com o gênero, por exemplo, músicas para meditação têm um ritmo diferente de música erudita, embora ambas não tenham letras.

Levar em consideração o ambiente para a escolha do repertório também é importante: lembre-se que músicas mais agitadas combinam melhor com ambientes barulhentos, como parques. Já melodias suaves se encaixam na atmosfera de um local tranquilo, como a biblioteca.

Dependendo do tipo de estudo, isso também pode variar. Prefira músicas calmas e instrumentais se sua intenção for apenas ler e memorizar. Já se o objetivo for desenvolver um projeto criativo, como escrever ou elaborar um trabalho gráfico, é melhor optar por ritmos mais agitados.

Acima de tudo, é fundamental conhecer seu próprio estilo de estudos. É interessante alternar ambos os métodos dependendo da situação, mas recorrer sempre àquele que se adaptar melhor às suas necessidades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 melhores músicas dos Ramones

TOQUE DE SILENCIO - VOCÊ SABE A HISTÓRIA ATRAZ DESSE HINO?

NELSON DE CASTRO Personagens da MEMÓRIA MUSICAL DE NOSSA TERRA