29.10.14

Festival "Grandes Bandas Grandes" tem programação especial no Almanaque Café

Participam da 3ª edição do evento a Orquestra Mundana, Carlinhos Antunes, Orquestra de Choro Campineira, Na Gaveta, SP Jazz Big Band e Rubinho Antunes

Grandes na formação e importantes na cena musical, os coletivos do gênero big band estão movimentando o circuito cultural de Campinas, com o projeto “Movimento Grandes Bandas Grandes”. Em novembro, os improvisos e a sonoridade ímpar estarão presentes no festival “Grandes Bandas Grandes”, no Almanaque Café, entre os dias 5 e 26, sempre às quartas-feiras, a partir das 21h. O evento reúne craques da música instrumental, como Carlinhos Antunes e Orquestra Mundana, SP Jazz Big Band convida Rubinho Antunes, Orquestra de Choro Campineira e Big Band na Gaveta.
No dia 1º de novembro, às 12h, a Big Band Barão Geraldo, banda formada por músicos de Campinas, fará apresentação na Praça do Coco, localizada no distrito de Barão Geraldo, aberta ao público.
Sobre o projeto

A série, já na sua terceira edição, teve início no palco do bar e restaurante Almanaque Café, e neste ano ampliou com shows na Concha Acústica do Taquaral, que culminou com a histórica performance de Hermeto Pascoal e Big Band, em setembro.

“Estamos partindo para a terceira edição do festival 'Grandes Bandas Grandes', e nesse ano tivemos um desdobramento do projeto que foi o 'Movimento Grandes Bandas Grandes'. Com isso, aquecemos o público e conseguimos proporcionar, com o apoio da Secretaria de Cultura de Campinas, grandes espetáculos abertos. Agora com o festival teremos atrações que unem músicos de várias gerações e abordagens estéticas diferentes, criando assim uma diversidade sonora interessantíssima”, afirma o curador do projeto, Tiago Gomes.
Os artistas
Carlinhos Antunes e Orquestra Mundana

Carlinhos Antunes é músico e historiador formado pela PUC-SP. Toca violão, viola, tiple, charango, cuatro, kora n’goni, saz, entre outros. Tem como principal característica viajar e pesquisar sons de diversas partes do mundo e do Brasil com isso adquirindo uma respeitada carreira nacional e internacional. Atuou nas principais salas como Sala São Paulo, Tom Brasil, Auditório Ibirapuera, Sesc Pompéia, Vila Mariana e Pinheiros.
Com 30 anos de carreira, atuou e gravou com nomes como Tom Zé, Adoniran Barbosa, Jair Rodrigues, Vânia Bastos, Fátima Guedes, Filó Machado, Oswaldinho do Acordeom, Grupo Tarancón, Badi Assad, Susana Baca (Peru), Carlos Nuñes e Canisares (Espanha), Paul Winter (EUA), Mahala Räi Band e Ionel Manole Trio (Taraf de Haidouks, Romênia), Carácas Son Siete (Venezuela), Samir e Wissan Jubran (Palestina), dentre muitos outros artistas.
Antunes é diretor, regente e instrumentista de cordas da Orquestra Mundana, formada por Beto Angerosa (percussão), Rui Barossi (baixo acústico), Maria Beraldo Bastos (clarinete), Danilo Penteado (piano, cavaco, acordeon), Eduardo Lobo (guitarra, violão e bandolim), Luis Cabrera (sax tenor e alto) e Gabriel Vieira (violino). A instrumentação da orquestra é original e variada, com uma gama imensa de timbres e sons, representados pelo n’goni (harpa africana), rebeca, violino acústico, flautas, derbak, cuatro venezuelano (espécie de cavaco da Venezuela), djembe, entre outros.

SP Big Band Jazz convida Rubinho Antunes

A SP Big Band Jazz tem como objetivo a divulgação da música instrumental, realizando releituras de compositores das décadas anteriores desde o swing de Count Basie até os mais jovens compositores e arranjadores refinados da atualidade. Em seu repertório arranjos de Rubinho Antunes, Diego Garbin, Mario Campos, Rafael Piccolotto de Lima Thiago Lourenço, entre outros.

Rubinho Antunes

Trompetista e arranjador, Rubinho Antunes nos últimos três anos tem morado em Paris. Já tocou com Johnny Alf, Rosa Passos, Milton Nascimento, Paulinho da Viola, Marcos Valle, Paquito de Riviera, Stephon Harrys, Dee Dee Bridgwater, Guinga, Toquinho, Lenine, Banda Mantiqueira, Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo. Participa da versão brasileira da big band da maestrina e compositora Maria Schneider.
É arranjador de diversas formações como a Banda Urbana, “rupo Comboio, SP Combo e o Rubinho Antunes Com.bo, este último com atividades na Europa. Também já escreveu para Banda Mantiqueira, Milton Nascimento, Rosa Passos, Paquito de Riviera, Leny Andrade, entre outros.
Em 2006 lançou seu primeiro disco solo “De Viterbo” e está em processo de produção de seu segundo disco, em parceria com o pianista Philippe Baden Powell, projeto que se chama “BR5” que tem base em Paris. Atualmente é professor do Club Du Choro de Paris.

Orquestra de Choro Campineira

Dez músicos integram a Orquestra de Choro Campineira que possui formação singular, pois une a composição nos moldes tradicionais do choro aos de uma big band. Esta característica produz uma sonoridade ímpar e confere protagonismo na criação de uma nova estética de choro brasileira por meio de arranjos contemporâneos e únicos.

Para o novo trabalho, o grupo recebe como convidado o sanfoneiro baiano Edu Guimarães que já acompanhou grandes nomes do choro e de outros gêneros da música instrumental brasileira.
Big Band Na Gaveta

A Big Band Na Gaveta foi formada em 2005. Um dos objetivos da banda é pesquisar uma nova sonoridade dentro dessa peculiar formação instrumental, mostrando um trabalho de composição instrumental moderno, que mescla elementos da música popular e erudita, tanto na exploração de texturas musicais quanto na forma e estrutura das composições.

Fugindo do tradicional estilo das big bands, com uma formação menor que a tradicional, a Na Gaveta traz como influência a música de Dave Holland Big Band e Maria Schneider Orquestra, com composições de Emiliano Sampaio, Marcelo Fernandes e Tiago Pallone – gravadas em seu primeiro CD, "Atemporal" –, e releituras de Tom Jobim, Chico Buarque, Miles Davis, além das composições mais atuais.

Confira a programação completa do Festival:
01/11 - 12h
Big Band Barão Geraldo
Local: Praça do Coco - Barão Geraldo
Shows no Almanaque Café
05/11 - 21h
Carlinhos Antunes e Orquestra Mundana
12/11 - 21h
SP Jazz Big Band convida Rubinho Antunes
19/11 -  21h
Orquestra de Choro Campineira
26/11 - 21h
Big Band na Gaveta

Serviço:

Festival "Grandes Bandas Grandes"
Local: Praça do Coco, Barão Geraldo
Entrada: gratuita

Local: Almanaque Café. Avenida Albino José Barbosa de Oliveira, 1240, Barão Geraldo – Campinas. (19) 3249-0014
Entrada: R$ 25 (inteira), R$ 12,50 (meia - estudantes)

Início   http://www.campinas.com.br/cultura/

Nenhum comentário:

Postar um comentário