Na final do Mapa

Artistas de Bauru e da região classificam-se para a fase estadual do Mapa Cultural Paulista

O grupo bauruense Choro Fino foi um dos classificados à fase estadual do Mapa Cultural Paulista

Artistas de Bauru e região já garantiram seu lugar na fase estadual do Mapa Cultural Paulista, que deve acontecer no semestre que vem, ainda sem data e local específicos. De Bauru, foram selecionados na fase regional trabalhos de artistas nas modalidades “Música Instrumental”, “Literatura”, “Artes Plásticas” e “Fotografia” (confira os classificados à fase estadual no quadro ao lado).

Na fase final, os artistas ganhadores das várias cidades paulistas participam da Mostra Estadual na Capital, além de realizarem também circulação pelo Interior do Estado em 2014 apresentando seus talentos. O projeto seleciona artistas de 13 regiões administrativas do governo estadual.

A Fase Regional do Mapa foi realizada nas cidades de Lençóis Paulista, Promissão, Boracéia, Dois Córregos e Guaiçara. Artistas dos municípios que compõem a região administrativa de Bauru se apresentaram nas modalidades Literatura, Artes Visuais, Música Instrumental, Canto Coral, Dança, Teatro e Vídeo.

 


Bauru e região
De 21 a 23 de novembro aconteceu a Fase Regional de Teatro, em Boracéia, e quem levou a vaga à final estadual foi “Terra Seca, Causo e Poesia”, peça do grupo Cia de Dentro de Casa, da Casa de Cultura de Lins.

O Grupo Experimental Roda Viva, de Barra Bonita, foi o selecionado na modalidade Dança. As apresentações aconteceram no dia 24 de novembro, em Boracéia. Barra Bonita também ganhou na modalidade Vídeo, realizada em Promissão em 26 de novembro.

Na modalidade Literatura, realizada em Lençóis Paulista, em 29 de novembro, os autores bauruenses premiados foram Bruno Emmanuel Sanches no segmento Crônica, com o texto “A vaga do carro que já era minha”, Maria Célia Zanirato e Esso Maciel Antunes em Poesia, com “Praça da Sé” e “Sombras”, respectivamente, e José Carlos Mendes Brandão, em Conto, com a história “Parada em Ventania”. Além disso, os escritores Mariana Prado, de Lençóis Paulista, e Mauro de Souza Ribeiro, de Lins, ganharam nas categorias Conto e Crônica, respectivamente.

O grupo bauruense Choro Fino também passou para a próxima fase na modalidade Música Instrumental. As apresentações dessa e também da modalidade Canto Coral aconteceram em Dois Córregos, em 30 de novembro. As músicas “Chorinho”, “Língua de Preto” e “Gargalhada, interpretadas pelo trio de Bauru, garantiram o lugar do grupo na próxima etapa. O Choro Fino já ganhou nessa mesma modalidade na Fase Estadual do Mapa Cultural Paulista na edição 2011-2012. Já em Canto Coral, quem levou foi o Conjunto Vocal Arabesco, de Lençóis Paulista.

Já na modalidade Artes Visuais, realizada em 7 de dezembro, os selecionados foram Amilton Leonardo dos Santos, em Artes Plásticas, com as obras “Humano-Anima” e “Dimensão Irreversível”, de técnica mista, e Amanda Rocha Moraes Pereira, em Fotografia, com a imagem “Desejo”, de Bauru. Também ganharam Larissa Naomi Suzuki, de Guaiçara, e Manuel Messias Santos Ramires, de Lins. A cidade que sediou essa modalidade foi Guaiçara.

Bauruenses na etapa final

Categoria Música Instrumental
O grupo bauruense Choro Fino interpretou as canções “Chorinho Triste”, de João Dias Carrasqueira, “Língua de Preto”, de Honório Lopes e “Gargalhada”, de Pixinguinha, no dia 30/11. O Grupo está classificado com os músicos Ivan Melillo, Leandro Rogério Miguel e Anderson Silveira. 

Categoria Literatura
Conto: “Parada em Ventania”, de José Carlos Mendes Brandão

Membro da Academia Bauruense de Letras (ABL), o professor de Letras aposentado José Carlos já lançou sete livros e coleciona prêmios literários, dentre eles Prêmio Estadual de Literatura de Guanabara (GB), em 1974; Prêmio Brasília de Literatura em 1991; e Prêmio “Jorge de Lima”, da UBE do Rio de Janeiro, em 2011.

Crônica: “A vaga do carro que já era minha”, de Bruno Emmanuel Sanches
O autor possui o blog www.brunocadera.blogspot.com, no qual publica os textos que escreve. Atualmente trabalha no projeto de um livro de contos a ser lançado em 2014.

Poesia: “Praça da Sé”, de Maria Célia Zanirato, e “Sombras, de Esso Maciel Antunes
Maria Célia é professora da Rede Pública Estadual e poetisa nas horas vagas. Algumas de suas obras já foram publicadas em jornais locais e sites de amigos, além do seu próprio, www.maricell.com.br. Já Esso Maciel Antunes, além de poeta, é artista plástico, ator, figurinista e carnavalesco.

Categoria Artes Plásticas
Amilton Leonardo dos Santos
Nas composições de “Humano – Animal” e “Dimensão Irreversível”, o artista utilizou grafite, colagem, hidrografia, acrílico, pigmentos, entre outros.

Categoria Fotografia
Amanda Rocha Moraes Pereira
A imagem “Desejo”, de sua autoria, fez parte da exposição “Sandman – um olhar imaginário”, que esteve em exibição na Galeria Municipal de 6 a 24 de novembro. Amanda é jornalista e fotógrafa freelancer.

JCNet.com.br

http://www.jcnet.com.br/Cultura/2013/12/na-final-do-mapa.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 melhores músicas dos Ramones

TOQUE DE SILENCIO - VOCÊ SABE A HISTÓRIA ATRAZ DESSE HINO?

Diferenças entre conservatório e faculdade de música