Música e teatro estão entre atrações da 36ª Semana Guiomar Novaes

Evento gratuito homenageia pianista em São João da Boa Vista até dia 22.
Mônica Salmaso e Luiza Possi são destaques entre as apresentações.

Do G1 São Carlos e Araraquara

A cantora Luiza Possi é atração na Semana Guiomar Novaes em São João da Boa Vista (Foto: Carol Caminha)A cantora Luiza Possi é atração na Semana
Guiomar Novaes (Foto: Carol Caminha)

A 36ª Semana Guiomar Novaes é atração emSão João da Boa Vista (SP) a partir deste sábado (14) com concertos, espetáculos teatrais, contação de histórias e exposições. O evento gratuito, que homenageia a pianista que foi uma das mais importantes expoentes da música instrumental brasileira no exterior, segue até domingo (22) no Teatro Municipal, no Museu Histórico e Pedagógico e no Sesi. A semana tem como destaques Mônica Salmaso e Luiza Possi.

Atrações
Neste fim de semana, a atração é o concerto de abertura, no sábado, 20h30, com direção de Cleber Papa e participação especial do barítono Sebastião Teixeira, que enaltece obras que de marcaram a vida da pianista. No domingo (15), às 18h, Mônica Salmaso se apresenta ao lado do pianista e maestro Nelson Ayres e do flautista e saxofonista Teco Cardoso, em um passeio pelo cancioneiro popular, no premiado show “Alma Lírica Brasileira”.

Mônica Salmaso se apresenta ao lado do pianista e maestro Nelson Ayres e do flautista e saxofonista Teco Cardoso (Foto: Myriam Vila Boas)Mônica Salmaso se apresenta ao lado do pianista
e maestro Nelson Ayres e do flautista e saxofonista
Teco Cardoso (Foto: Myriam Vila Boas)

Teatro e Exposição
A programação traz o espetáculo “Operilda na Orquestra Amazônica” em apresentações a partir de terça. A peça, idealizada por Andréa Bassit, apresenta importantes compositores da música erudita brasileira, mostrando canções de índios, europeus e africanos que a influenciaram.  Já o Museu Histórico e Pedagógico Doutor Armando de Salles Oliveira terá o acervo relacionado à pianista. Entre os objetos estão roupas, programas, cartazes, partituras e fotos.
Guiomar Novaes
A pianista Guiomar Novaes (1894-1979), natural de São João da Boa Vista, começou a tocar piano aos 4 anos e, ao longo da carreira, se apresentou em lugares renomados como Paris, Londres, Milão, Nova York e Boston, sempre reverenciada pela crítica local. Em 1922, participou da Semana de Arte Moderna, no Teatro Municipal de São Paulo. Foi homenageada em sua terra natal, em 1977, com a criação da Semana Guiomar Novaes.

G1 S. CARLOS E ARARAQUARA

http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 melhores músicas dos Ramones

TOQUE DE SILENCIO - VOCÊ SABE A HISTÓRIA ATRAZ DESSE HINO?

NELSON DE CASTRO Personagens da MEMÓRIA MUSICAL DE NOSSA TERRA