Celebração de uma década de trabalho

MÚSICA

Em  comemoração aos dez anos de carreira como pianista solo, Felipe Adjafre grava primeiro DVD
Registros audiovisuais são importantes para a trajetória de qualquer músico - ao mesmo tempo em que eternizam performances ao vivo, permitem que um número maior de pessoas possam assisti-las. Pensando nisso, o pianista cearense Felipe Adjafre decidiu gravar seu primeiro DVD, com um show a ser realizado, hoje à noite, no Teatro Via Sul. O projeto marca os dez anos de sua carreira solo.

Antes da gravação, marcada para hoje, Felipe promoveu ensaios em sua casa com alguns dos convidados especiais, caso da dupla Ítalo & Reno: programa de televisão, maturidade e carreira consolidada FOTO: VIVIANE PINHEIRO

A apresentação terá participações de convidados especiais, que, de alguma maneira, estiveram presentes na vida de Felipe. A dupla Ítalo e Renno, os músicos e cantores Paulo José e Edinho Vilas Boas, o tecladista David Valente, o violonista Nonato Luiz, o guitarrista Artur Menezes e o acordeonista Waldonys foram os escolhidos. "Além de mostrar um pouco da minha história, queria que esse show reunisse amigos, porque, se cheguei até aqui, também foi por causa deles. Todos têm um motivo especial para estar no palco", ressalta Adjafre.

 


"O David Valente, por exemplo, desde o começo me ajudou e me ensinou muito. Ele também produziu meu primeiro CD", recorda. "Já com Paulo José tenho uma parceria bacana no mercado de eventos. Do Ítalo e Renno sou colega desde quando eles também tocavam piano", complementa.
Dois convidados devem render momentos inusitados no show, a partir da mistura do piano com ritmos bem diferentes da música clássica instrumental. Com Waldonys, Adjafre deve explorar o terreno do xote, do baião e outras referências mais regionais.
"O Waldonys é referência no Estado e já esteve no programa que apresento na TV. Fiz questão de convidá-lo", explica o artista, referindo-se ao programa "Ao Som do Piano", transmitido pela TV Ceará.
Outra contribuição interessante será a de Artur Menezes, que leva sua pegada roqueira e blueseira ao show. "Pensei nessas combinações para tentar afastar a ideia do piano como instrumento elitista, exclusivo da música clássica. Na verdade, é possível inseri-lo em diversas propostas", justifica Adjafre.
Autoral
O repertório, portanto, será bem variado, contemplando do clássico ao popular em canções nacionais e internacionais de grandes nomes, como Fagner, Gonzaguinha, Chiquinha Gonzaga, Belchior, Pixinguinha, Luiz Gonzaga, Michel Legrand, Ennio Morricone, Paul Anka e outros.
Além das versões, o pianista também apresentará três composições próprias. "Uma delas será interpretada por Edinho Vilas Boas. Outra fiz em parceria com Nonato Luiz e vou tocar com ele. E a terceira é uma instrumental que executo sozinho ao piano", adianta. "É uma maneira de dar espaço ao meu trabalho autoral, que, ao longo dos anos, ficou em segundo plano. São composições inéditas, vão ser registradas pela primeira vez no DVD", comemora o artista.
Ao longo do show, Adjafre será acompanhado por bateria e contrabaixo - além de zabumba e triângulo no momento dos ritmos regionais. Para garantir um bom resultado, a equipe investiu cuidadosamente na cenografia (assinada por Rosalvo Pontes) e iluminação. "Estou envolvido em todas as etapas e aspectos do projeto, para garantir que fique da maneira como imaginei", garante Adjafre.
Pioneiro
Segundo o músico, o DVD já era requisitado há algum tempo por quem acompanha seu trabalho. "Já tenho mais de dez CDs gravados, faltava um registro audiovisual. Mas preferi esperar um pouco para amadurecer o trabalho e ter uma carreira sólida", explica.
De fato, embora complete dez anos como pianista solo em 2013, a carreira como músico é mais longeva. "Comecei há uns 17 anos. Foi difícil porque piano não era um instrumento muito difundido aqui. A própria música instrumental ainda não tem tanto espaço", lamenta Adjafre.
Foi uma necessidade pessoal, aliás, que levou o músico a abrir sua empresa de locação de pianos. "Precisava de um piano para minhas apresentações. Depois que comprei, percebi essa carência na cidade. Resolvi investir e acabei criando mais demanda, porque, antes, as pessoas nem cogitavam ter um piano em seus eventos. É a primeira empresa do Estado especializada nesse tipo de locação", ressalta Adjafre.
Outra conquista frisada pelo músico é seu programa de TV, que em 2013 completa dois anos. "Nele, atendo a solicitações de músicas dos espectadores e também abro espaço para convidados, não só pianistas, mas outros instrumentistas. É uma maneira de popularizar a música instrumental", avalia Adjafre.
"Quando comecei minha carreira, o público das apresentações era predominantemente mais velho, já na terceira idade. Hoje, vejo muitos jovens e adolescentes presentes", comemora o pianista.
Mais informações
Show e gravação de DVD de Felipe Adjafre. Hoje, às 20h30, no Teatro Via Sul (Av. Washington Soares, 4335, Seis Bocas). Ingressos: R$30. Contato: (85) 3052.8027
ADRIANA MARTINSREPÓRTER

CADERNO3

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 melhores músicas dos Ramones

TOQUE DE SILENCIO - VOCÊ SABE A HISTÓRIA ATRAZ DESSE HINO?

Diferenças entre conservatório e faculdade de música