DOM, ISSO REALMENTE EXISTE?


Podemos reparar que existem crianças com seus 6 anos que já aprendem a tocar um instrumento musical, ou então alguém ainda jovem que em um mês aprendendo já pega certa prática do instrumento em questão. Muitos falam que isso seria o chamado “dom”.
Até pode existir o dom, mas tem que saber a hora de usar essa palavra.
Não existe o dom de tocar um instrumento, existe o treino, a perseverança, a exigência consigo mesmo em aprender a tocar determinado instrumento. Então quando alguém toca algum instrumento a palavra “dom” está fora de cogitação.
Mas existe o dom da pessoa ter uma maior facilidade em aprender um instrumento, aqueles que de vista já consegue captar o que deve ser feito na prática. Mas isso não existe só na música, e sim existe em qualquer coisa que imaginar em nossas vidas.
Mas independente da facilidade que alguém tenha para tocar um instrumento, aquele que possui certa dificuldade, uma barreira, se essa pessoa continuar treinando e tiver como objetivo tocar seu instrumento, não existe falta de dom que o vai impedir em aprender.
Qualquer um é capaz de tocar um instrumento musical, basta querer e ter vontade de aprender. Para conquistarmos algo devemos colocar esse algo como prioridade, e na música não seria diferente. Então se você ver alguém dizer que quer tocar um instrumento mas não tem dom, essa pessoa está arrumando uma desculpa para a sua preguiça de aprender alguma coisa. Existem muitos que querem, mas querem aprender da noite pro dia, até começam a fazer aulas, mas dando no máximo 02 meses já desistem. Essas pessoas não é que não nasceram com dom, é que realmente não querem a música da forma que ela deve ser querida.
Um segredo para quem tem certa dificuldade em aprender é encarar a música como diversão, pois se encarar como um tédio você estará indo para um lado que a música não te acompanha. Então, se aquela música ou aquele exercício ta difícil de fazer, leve isso como algo interessante em aprender, um desafio particular, caso contrário você tem tudo para não dar muito certo como instrumentista

Henrique Regiani 
é professor particular de contrabaixo e violão, além de contrabaixista do cantor Leandro Baldissera.

Outros Ventos – Música


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 melhores músicas dos Ramones

TOQUE DE SILENCIO - VOCÊ SABE A HISTÓRIA ATRAZ DESSE HINO?

Diferenças entre conservatório e faculdade de música