Como escolher o professor adequado


Algumas pessoas quando vão à procura de um professor para ter aulas do seu instrumento em questão a primeira coisa que pensam é que esse professor deve ser um baita instrumentista e esquecem de algo que é de grande fundamento e até mais importante do que um músico técnico: pedagogia.
Obviamente que o mais correto é que o professor tenha qualidade técnica para ensinar e ao mesmo tempo qualidade pedagógica para saber como dar aula. Os dois devem andar lado a lado.

Para avaliar se o professor toca bem você pode fazer a olho nu quando estiver ao vivo com ele fazendo uma provável aula demonstrativa. De qualquer forma não pegue o primeiro professor que aparecer, procure sobre seu histórico como professor e o grau de satisfação que seus clientes têm ou tiveram com relação a ele. Através de questionários, pergunte ao professor questões que supram as suas dúvidas e se as respostas atendem o perfil de professor que você busca. Para realizar os questionários, você antes deve se perguntar:
  • Quero música por hobbie ou para especialização?
  • Busco aprender em um curto espaço de tempo ou não tem pressa quanto a isso?
  • Estou preparado para teoria e prática ou estou preparado apenas para prática?
  • Procuro tocar todos os estilos ou um/alguns estilos específicos?
  • Quero aprender algo mais simples que contenha musicalidade ou quero aprender algo mais técnico?
São perguntas do tipo que você deve se fazer, dependendo de sua resposta veja seu grau de coerência, por exemplo, se você quer se especializar não adianta querer isso em um curto espaço de tempo. Sendo assim, após manter essa coerência em suas respostas, elaborar as principais questões para fazer ao professor.
Junto isso com todo o histórico do professor, e analisando sua metodologia de aula através da aula demonstrativa, você saberá se ele é a pessoa mais certa para te dar aula ou não. O mais importante é nunca ir pela empolgação, pois às vezes você poderá desperdiçar dinheiro. No mais, procure alguém que trate a música como diversão e algo fácil de entender e não alguém que complique na hora de explicar, pois esse tipo de professor que gosta de complicar como, por exemplo, passando exercícios sem mostrar algum fundamento sobre eles nada mais é do que um instrumentista que se acha professor. E não é isso que você procura. Pode ter certeza que quando o professor explica de forma fácil não é porque ele é incompetente e sim porque ele sabe como ser um professor.
Abaixo segue um site que mostra professores de todo país que você pode pesquisar e encontrar alguém na sua cidade:

copilado  do  PORTAL  OUTROS  VENTOS
http://www.outrosventos.com.br  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 melhores músicas dos Ramones

TOQUE DE SILENCIO - VOCÊ SABE A HISTÓRIA ATRAZ DESSE HINO?

Diferenças entre conservatório e faculdade de música