Classificação das Bandas.



O ideal para esses grupos instrumentais é que fossem denominados como banda musical: banda musical de PERCUSSÃO, banda musical de TAMBORES, banda musical de SOPROS, banda musical de METAIS, banda musical com PALHETAS, e banda musical com CORDAS. A razão desta convicção é simples, todos trabalham em grupo (bando) de onde surge a palavra banda e todos fazem música oferecendo ao público o mesmo produto, apenas diferem na composição e utilização de seus instrumentos e o seu repertório é definido a partir das possibilidades técnicas dos instrumentos e instrumentistas.
É de se destacar a dinâmica e a criatividade com que músicos e regentes aproveitam o material sonoro disponível, assim fica aberta a possibilidade da inserção de novos instrumentos sonoros de tempos em tempos. É um verdadeiro laboratório que deve ser estimulado como fonte de pesquisa constante e reconhecido como patrimônio cultural pela perpetuação de nossos costumes e de nossa musicalidade.
O que vem a seguir é uma classificação por instrumentos das categorias técnicas das bandas e fanfarras. Queremos com isso que possam ser dirimidas as dúvidas quanto as diferentes formações, o que pode e o que não deve ser utilizado em um determinado conjunto musical.
por Maestro ARGEMIRO CORREA
http://argemirocorreia.blogspot.com/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 melhores músicas dos Ramones

TOQUE DE SILENCIO - VOCÊ SABE A HISTÓRIA ATRAZ DESSE HINO?

NELSON DE CASTRO Personagens da MEMÓRIA MUSICAL DE NOSSA TERRA