Senival Bezerra do Nascimento - o SENÔ - Personagens da MEMÓRIA MUSICAL DA NOSSA TERRA

Conhecido nos meios artisticos como maestro Senô,  ou simplismente  SENÔ,  SENIVAL BEZERRA DO NASCIMENTO  foi um músico, compositor e arranjador brasileiro.  Respeitado como um dos melhores saxofonistas do mundo e virtuoso trombonista. Tocou em diversas orquestra e bandas brasileiras  (entre elas Nelson  e  Leopoldo de Tupã), fazia arranjos para orquestras e bandas importantes.  Estudou música nos Estados Unidos. Lecionou em faculdades. Escreveu vários artigos para o "Jornal de Tupã", "Gazeta de Rinópolis" e Jornal "O Interior" com o pseudônimo de  professor Zanatas.  Fez várias apresentações no estrangeiro, como músico e como maestro. Era menbro da  da Maçonaria e da Amorc. Como rosa-cruz, foi mestre do Pronatus Rosa-cruz de Tupã. Amigo de todos, conselheiro  virtuoso, mestre de muitos.
Senival Bezerra do Nascimento,  nasceu em Aguas Belas estado de Pernambuco em 11 de fevereiro de 1.932. Filho de Júlio Bezerra do Nascimento e de Josefa Pereira de Lima. Foi casado com a professora  Terezinha de Souza Bezerra  (que ainda reside em nossa cidade) e o casal teve cinco filhos.
Senival  fez seus estudos no Liceu de Artes e Ofícios de Pernambuco da Universidade do Recife,  fez cursos  de Harmonia e Orquestração na Universidade de Boston (USA) e também cursou  Assuntos Jazisticos, Composição e Regência da International School; e Curso de Concepção Musical  e  Harmonia  Superior de Buenos Aires na Argentina.  Exerceu  profissionalmente  como Orquestrador, Musicista e Regente. Com várias músicas compostas e  jingles  gravados , detre os quais destacamos  Duda no Frevo,
que faz parte da 4º movimento  da  "Suite  Nordestina" ,  gravada por várias orquestra e conjuntos como: Orquestra de José de Menezes, Quinteto Violado,   Spok Frevo Orquestra, Brazilian Trombone Ensemble,

Orquestra de Cordas Dedilhadas de Pernambuco, violonista Turibio Santo e  dentre outros  também por Altamiro Carrilho a peça musical Antologia da Flauta.  A  composição  Suite Nordestina, foi gravada e executada pela Orquestra Sinfónica de Paris.    Fez  arranjos para a Orquestra Sinfónica da Holanda  e  tem  gravada por ela duas composições suas:- Cântico nº 2  e  a  Valsa Rose.   Patrocinado pelo  Itamaratí e a Secretaria da Cultura e Turismo,  regeu a Orquestra Sinfónicaro da Espanha  e  México.  Foi Regente da  Orquestra Filarmónica de Recife e auxiliar da Orquestra Sinfónicac Brasileira.inado
Em 21 de outubro de 1.979 regeu a Orquestra  Sinfónica da Universidade do Paraná executando o concerto "Aquenaton"  (rei Egípcio) de sua autoria.
Foi  maestro e arranjador da  Leopoldo  e  Orquestra  Tupã.  Uma de suas ultimas composições e criação foi para  Orquestra Sinfónica em 3 movimento a qual foi  denominada  "As Luzes",  em homenagem à  Maçonaria.      Fazia  música ,  conforme sua necessidade do momento.  Ainda no ano de 1.980  sua música Regresso  foi  apresentada no  Teatro de Cultura  Artística, pelo Coral Infantil Municipal de Tupã, na programação do  "MOCESP". 
Gostava  mesmo de escrever músicas  para Orquestra Sinfónica,  nas mais variadas caracteristicas e nos mais variados sistemas, gostava ainda  de  música de Coral, principalmente quando ela fugia dos sistemas e modos tradicionais.
Participou com grande destaque nas produções discográficas e arranjos dos metais juntamente com Herbert Viana e como músico de vários álbuns do PARALAMAS  DO SUCESSO,  tendo participação direta na projeção da grande banda em 1.991, 94, 95 e 96,  sempre com seus arranjos e virtuoso Trombone.
É  extensa  e inesgotável a bibliografia pessoal e musical  e discogáfica do grande SENÔ ...
Em  04/05/2000 - quinta -feira -   o  Jornal  do  Comércio  de  Recife-PE  na Editoria BRASIL noticiou :--

Silêncio 
Senival Bezerra do Nascimento, o Senô, natural de Águas Belas,  morreu em Campinas (SP).  Tocando trombone, fez parte do Jazz Band Acadêmica ao lado de Duda, José Menezes, Guedes Peixoto,  Clovis Pereira,  Sivuca, Mario Mateus, . E tocou nas Orquestra de Duda, Guedes Peixoto, Clovis Pereira e Leopoldo de Tupã(sp).  É  dele o frevo de rua  Duda no Frevo,  numa ousada harmonia.
     Senô (no centro) com familiar e amigos em carnaval do TTC



                                            




Colaborou o MUSEU HISTÓRICO E PEDAGÓGICO "ÍNDIA VANUIRE" DE TUPÃ e  fontes:
                     UNISITE - Tupã  -  http://www.unisite.com.br/
                     Orient Eternal
                     Jornal do Comércio-JC OnLine - www2.uol.com.br/JC/ 
                     Discos do Brasil   -   http://www.discosdobrasil.com.br/discosdobrasil/consulta/detalhe.php?Id_Musica=MU017172          

Comentários

  1. Agradeço muito aos idealizadores desse blog a menção sobre meu pai.Muito obrigado a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi! quero muito gravar um tema de Senô em um cd do funcultura! vc pode me ajudar? como fica a questão dos direitos autorais?

      Excluir
  2. Obrigado pela matéria sobre meu grande mestre.

    demetrio bezerra (trompetista) "Farofa Carioca"

    ResponderExcluir
  3. Agradecemos sua honrosa visita e comentário
    Somos gratos a tí DEMÉTRIO

    ResponderExcluir
  4. Um grande homem, meu professor, certo de que, o céu esta mais alegre com ele.

    Sauadades.

    Marquinhos Lira.

    ResponderExcluir
  5. Legal encontrar aqui falando do grande baluarte do frevo - Senô

    ResponderExcluir
  6. Legal encontrar aqui falando do grande baluarte do frevo - Senô

    ResponderExcluir
  7. Prezados,
    No texto acima, está escrito:
    "dentre os quais destacamos Duda no Frevo,
    que faz parte da 4º movimento da "Suite Nordestina"...
    Senô compôs uma Suíte ? Duda no Frevo integrava essa Suíte ? Onde se pode encontrar mais referências a essa Suíte ? Onde podemos encontrar algum áudio dessa suíte ou aas suas partituras ? A Orquestra Maestro Júlio de Castro tem esse material ?
    Agradeço de antemão a atenção.
    Nilo Otaviano

    ResponderExcluir
  8. www.funarte.gov.br/wp-content/uploads/2013/10/2-Suite-Nordestina-full-score.pdf

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 melhores músicas dos Ramones

TOQUE DE SILENCIO - VOCÊ SABE A HISTÓRIA ATRAZ DESSE HINO?

Diferenças entre conservatório e faculdade de música