SEM LETRA E COM TALENTO - MÚSICA INSTRUMENTAL

Músicos sorocabanos vivem bom momento e provam que é possível conquistar o público falando por meio dos instrumentos

Jacqueline França

Agência BOM DIA

“Agora as pessoas têm a chance de conhecer um pouco e aprender a gostar da música instrumental.” Essa frase, do músico Guilherme Fanti, descreve o bom momento do estilo em Sorocaba.

Integrante do grupo Cincado, que se apresenta esta noite no Asteroid, Guilherme comemora a chance de levar a música instrumental para a frente dos holofotes. O motivo para essa onda instrumental é uma combinação de fatores positivos
O primeiro deles é a política pública a favor, permitindo a realização de eventos gratuitos com instrumentistas de muita qualidade. Um dos projetos que ajuda a impulsionar o gênero é o Tom Natural, da Gas Natural. O Domingo na Praça também revela grandes talentos locais.

Criado há um ano, o projeto conta com duas atrações musicais todas as semanas. Além disso, existem atividades do Sesc e do Sesi que permitem o contato com esse universo. O mais interessante é que praticamente tudo isso é de graça.
Outro ponto essencial no crescimento do instrumental é a proximidade de Sorocaba com o Conservatório de Música Tatuí. Guilherme aponta a vinda do pianista André Marques, que leciona na cidade da região, para Sorocaba como um dos aspectos determinantes para a evolução. “Ele é um músico de muita qualidade, uma referência que incentivou a formação de vários grupos.”
A chance de ouvir mais esse tipo de música, abre novos horizontes e permite que um novo público seja alcançado. Agora, os instrumentistas vão além das orquestras sinfônicas e alguns bares com música ambiente. O sorocabano já aprendeu que não é preciso dizer coisa alguma, pelo contrário, os acordes, ritmos, falam muito mais do que palavras.

Cincado

Quando: quarta-feira, às 20h

Onde: Asteroid Bar - rua Aparecida, 737 - Jardim Santa Rosália

Quanto: R$ 6

Informações: (15) 3329-2767

Cincado vai lançar seu primeiro álbum

Aproveitando o crescimento da música instrumental, o grupo Cincado está na fase final de preparação do seu primeiro CD. Chamado provisoriamente de “Cincadeando”, o álbum conta com dez músicas de autoria dos próprios integrantes e marca o fechamento de um ciclo que já dura cerca de cinco anos.

“Já gravamos tudo e agora esperamos pela mixagem no estúdio”, diz Guilherme Fanti, que está no grupo desde o início e toca guitarra, violão, cavaco e percussão no quinteto.

O nome Cincado surgiu de uma gíria bem conhecida nas rodas dos músicos: quando se ouvia um som muito bem tocado, no qual o entrosamento dos músicos era evidente, logo se dizia que o grupo estava “sincado”.

Fazendo-se a analogia com o número de integrantes do grupo (cinco), o nome nasceu: Cincado. É com essa proposta que os músicos do Cincado levam boa música em uma inovadora viagem pelos sons do Brasil.

Ao contrário da maioria das bandas nacionais, os integrantes do Cincado não são todos da mesma cidade. Eles se conheceram no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, em Tatuí, onde cursaram MPB/Jazz, com grandes nomes da música brasileira.

O grupo passou por várias formações, começando com trio (guitarra, baixo e bateria), até surgir a necessidade de novos elementos e novas cores, chegando ao atual quinteto.

Além de Guilherme, o Cincado é formado por: João Paulo Barbosa (sax, flauta e percussão), Felipe Cicinho (baixo e percussão), Paulo Leme (piano, sanfona e percussão) e Tiago Mecatti (bateria e percussão).

Comentários
Avalie

avalie 1 2 3 4 5 0 opiniões 28/04/2010 15:30

Mônica Antunes - 48 - Vendedora

Boa tarde. Fico feliz em saber que o Grupo Cincado estará lançando seu CD, pois os conheço desde o começo da carreira. Parabéns!!
extraido  de  NOTICIAS  |  VIVA
                    http://www.redebomdia.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 melhores músicas dos Ramones

TOQUE DE SILENCIO - VOCÊ SABE A HISTÓRIA ATRAZ DESSE HINO?

Diferenças entre conservatório e faculdade de música