A R T I G O

Ensino da Música Popular
Antonio Carlos Rocha Sousa
Quando será que os músicos brasileiros poderão desfrutar de cursos em nível universitário voltado para o ensino da música popular com um currículo afinado com a realidade do mundo atual? O que falta para as nossas universidades públicas inovarem e oferecerem cursos como: bacharelados com habilitação em música popular e instrumento?Na verdade, existe uma iniciativa pioneira nesta área no Brasil - o curso de música popular da Unicamp em Campinas - SP, mas a realidade é que o ensino musical praticado em nível universitário em nosso país tem quase que exclusivamente, contemplado o estudo da música denominada erudita. Em paises como os Estados Unidos da América do Norte o ensino da música popular já faz parte dos currículos escolares desde os anos subseqüentes à Segunda Guerra Mundial, com a inclusão de grupos instrumentais denominados “big bands” nos currículos das escolas públicas. O ensino da música no Brasil, dentro de uma perspectiva histórica, teve como modelo, ao longo do século passado, uma estrutura que privilegiava a formação de solistas, aptos para atuarem dentro de um universo orientado pela escola composicional européia. Este modelo revela-se insuficiente para atender às exigências impostas pela dinâmica social. Hoje, afigura-se necessário fornecer subsídios que possibilitem também, a compreensão de uma nova teia de signos emergentes que conferem à sociedade novos códigos e, conseqüentemente, novas potencialidades significativas.

Vivemos num mundo que a cada dia se transforma, requerendo de seus atores excelência e constante reciclagem, de forma a permitir uma sempre renovada capacitação profissional. A música é um dos campos de atuação em que esta questão é vivenciada de forma mais aguda.

A criação de cursos de música popular em nível superior nas universidades pública brasileira a exemplo da Unicamp, aproximarará em muito o ensino acadêmico da realidade musical vivenciada pela nossa gente, e contribuirá significativamente para a formação e qualificação de profissionais comprometidos com o desenvolvimento cultural e educacional de cada região, preenchendo uma lacuna até agora não contemplada pelo setor educacional, qual seja a de oferecer à sociedade cursos especificamente voltados para o ensino da música popular em nível superior.

O músico popular sempre precisou de um espaço para contribuir com sua aprendizagem, e hoje muito mais. Nesse sentido, impõe-se a urgência de uma conquista: a modernização do ensino da música para que o artista saiba responder aos desafios do seu tempo.

Maestro Antonio Carlos Rocha Sousa
Copilado do Site CORETO do Maestro Rocha Sousa http://www.rochasousa.hpgvip.ig.com.br/piauibandas.htm

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