8 Curiosidades sobre Jor Ben Jor, aniversariante do dia




Salve, simpatia!

Hoje, 22 de março, é dia de comemorar a chegada de Jorge Ben Jor neste mundo!

A obra do cantor, compositor e multi-instrumentista tem uma importância ímpar para a música popular brasileira. O suingue de suas canções – que misturam o rock e o samba a outros gêneros diversos como o jazz, o pop, o funk, o soul e também influências árabes e africanas – transformou a história da MPB, trazendo modernidade e inovação para a nossa música e influenciando uma geração com sua personalidade.

Nos quatro cantos do país, não tem uma festa que não tenha Jorge Ben Jor na sua playlist. Seu primeiro sucesso foi a canção Mais Que Nada, lançada em 1963 e uma das canções brasileiras mais executadas internacionalmente. Depois dela, vieram muitos outros clássicos eternizados em nossa história como Chove Chuva, Por Causa de Você Menina, Fio Maravilha, W-Brasil, Zazueira, País Tropical, Que Pena, Que Maravilha, Taj Mahal e A Banda do Zé Pretinho.

Preparamos 8 curiosidades sobre Jor Ben Jor, aniversariante do dia:

  • Jorge Ben Jor queria ser jogador de futebol e chegou a integrar o time infanto-juvenil do Flamengo. Várias das músicas dele são homenagens ao futebol, como Fio Maravilha e Umbabarauma.
  • Sua mãe é da Etiópia. Isso explica muito das influências africanas e também árabes em suas canções.
  • Seu verdadeiro nome é Jorge Duílio Lima Meneses.
  • Iniciou sua carreira artística em 1961, como pandeirista, ao lado do Copa Trio, grupo liderado pelo organista Zé Maria, que se apresentava na casa noturna Little Club, no Beco das Garrafas, no Rio de Janeiro.
  • Jorge Ben mudou o seu nome para Jorge Benjor e depois para Jorge Ben Jor, em 1968, depois de passar uma temporada nos Estados Unidos e fazer muito sucesso por lá, para não ser confundido com o cantor americano George Benson.
  • W Brasil, um dos maiores sucessos da carreira de Jorge Ben Jor, foi uma encomenda do publicitário Washington Olivetto, para uma festa de fim de ano de sua agência, a W Brasil. A letra traz referência ao momento político brasileiro da época em que foi escrita, anos 90, e coloca Tim Maia como síndico do país!
  • Mais que nada é uma das músicas brasileiras mais executadas no exterior. Além da versão do pianista brasileiro Sérgio Mendes com a banda norte-americana Black Eyed Peas, foi gravada também por Ella Fitzgerard, Al Jarreau e Belle & Sebastian.
  • Em 2008 a revista Rolling Stone Brasil nomeou Jorge Ben Jor como o 5º maior artista da história da música brasileira

Viva Jorge Ben Jor, um dos maiores gênios da nossa música, que veio a este mundo – literalmente – para animar a festa!

Por: Novabrasil
22 de março de 2022

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 melhores músicas dos Ramones

TOQUE DE SILENCIO - VOCÊ SABE A HISTÓRIA ATRAZ DESSE HINO?

Diferenças entre conservatório e faculdade de música