NELSON DE CASTRO Personagens da MEMÓRIA MUSICAL DE NOSSA TERRA

NELSON DE CASTRO musicista, compositor e maestro, nasceu na cidade de Viradouro no interior de nosso estado a 14 de fevereiro de 1.920, filho primogênito do saudoso MAESTRO JULIO DE CASTRO nosso patrono, e da saudosa Dona Elvira Silveira de Castro.
Nos idos de 1.943 na cidade de Monte Azul Paulista, Nelson de Castro, casa-se a 30 de dezembro com a prendada senhora Aracelis Alvares de Castro, de cujo matrimônio nasceu o filho Nelson de Castro Junior hoje médico brilhante na cidade de Curitiba no estado do Paraná.



Em 1.944, Nelson de Castro ingressou para a Escola Militar, cursando expecialização de Sargento, servindo na FEB – Força Expedicionária Brasileira, participando das incursões e batalhas na Itália. Ao regressar foi promovido e graduado como 1º Tenente.

Tranfere-se para a cidade de Tupã em 1.948, sendo admitido para trabalhar na Exatoria da Prefeitura de nossa cidade em 8 de julho, época em que seu genitor o maestro Júlio de Castro, assumia a batuta da Banda Municipal, reorganizando-a e dando tôda ênfase às retretas da época.

Seguindo os ensinamentos de seu pai e os seus dotes naturais de grande musicista emérito, Nelson de Castro organizava a 22 de novembro, dia de Santa Cecília e Dia do Músico, a sua futura Grande Orquestra Tupã.

A 24 de novembro de 1956 , Nelson de Castro recebe na cidade de Pindorama, seu primeiro galhardão,   um trofeu que lhe foi entregue pelas mãos do grande jornalista CORIFEU DE AZEVEDO MARQUES, como A Melhor Orquestra do Interior de São Paulo.

No ano de 1959 em grande solenidade pública na Avenida Tamoios, lançava o seu primeiro long play (LP), no selo “RGE” “ESQUENTOU O BAILE” , e que trazia as gravações: Aurora, Ginga nº 5, Um Cachorinho na Urca, Manhã de Carnaval, A Jardineira, K Xim Rock, Noite Feliz, Old Man River, Ginga nº 2, Um Choro no Cuba, Tentation e Lembre-se.

Em 20 de novembro de 1961, NELSON DE CASTRO recebe dos poderes municipais tupaenses, o maior prêmio da cidade que sempre amou. O título de CIDADÃO BENEMÉRITO DE TUPÃ.

Já no ano de 1967 temos o registro de grande importância pois a 20 de julho, Nelson de Castro compôs ao fio melódico a música do HINO DE TUPÃ , cuja letra poética é de autoria do professor Altino Rodrigues da Costa Martinez; letra e música oficializadas pela Câmara Municipal pela Lei nº 1.393, de 27/06/67.

Neste mesmo ano novo galhardão é conferido a Nelson de Castro, desta feita com o DIPLOMA DE HONRA de Concurso de Melhor Orquestra do Interior, conferido pelo Diretório Acadêmico de Baurú.

Pela Editôra Beverly, lança no mundo do disco, a 27 de setembro de 1969 o seu segundo long play (LP) com gravação concluidas

em 27de de agôsto do mesmo ano, etrazia as seguintes músicas: O Conde, The Ballad of John and Yoko, Que Pena, These Are Not My People, Mon Cherie Amour, Aleie, Tema de Amor de Romeu e Julieta, Happy Hear, Comet te Dire Adieu, Brother loug’s Travelling, Salvation Show, You’ve Made Me So Very Happy e Stormy.

*A partir de 1958, quando preparava-se para o lançamento do seu primeiro long-play, palmilhava o Brasil em vários Estados, levando a sua fama de Band-leader de gabarito, ao mesmo tempo que divulgava a sua querida terra adotiva –Tupã - E assim apresentou-se com galhardia por várias vezes em São Paulo, Capital, Santos e em todas as cidades de destaque no interior paulista. No estado do Paraná, apresentou a sua grande Orquestra em Curitiba, Ponta Grossa, Paranagua, Londrina, Maringá e na maioria das cidades do norte paranaense. No Mato Grosso apresentou magníficos espetáculos musicais em promoções de gala por Tres Lagoas, Ponta Porã, Bela Vista, Cochin e várias outras cidades de destaque daquele estado. Nas Minas Gerais onde era bastante conhecido pelo valor de seua grande Orquestra, Nelson de Castro realizou espetáculos no mais elevado nivel melódico em Belo Horizonte, Ubá, Itajubá, Três Rios, Nova Lima, Poços de Caldas, Uberlândia, Uberaba e dezenas de outras cidades totalizando quase todas do estado mineiro.

Prosseguindo em sua trajetória no vasto caminho da música atravéz do Brasil apresentou-se ainda em Goiania, Porto Alegre, Pelotas, Caxias, Florianópolis, Blumenau e outras tantas grandes cidades do litoral brasileiro. Nelson de Castro sempre mereceu destaque dentre todas as orquestras brasileiras, motivo pelo qual trofeus e homenagens especiais eram-lhe conferidos seguidamente. Em Baurú novamente recebeu um troféu como a Melhor Orquestra do Interior, que lhe foi outorgado pelo Dr Wilson Sandoli, presidente da Ordem dos Músicos do Brasil.

Numerosas outras homenagens, cartões de prata, foram-lhe outorgas por autoridades de cidades de vários Estados. Em Tupã, Nelson de Castro tudo fez para a grandeza da cidade no vasto e grandioso mundo da música, merecendo o reconhecimento de todos os tupaenses em uma distinção ímpar, manifestadas por cartoes de prata, homenagens especiais e solenidades públicas, atravéz da Câmara Municipal e Prefeitura; as emissoras locais Rádio Clube e Rádio Piratininga, Jornal de Tupã e Fôlha do Povo; Rotary e Lions Club e do deputado Dr Jamil Dualibi. Pela Lei 8.582 de 05/01/1965 o Grupo Escolar de Vila Industria que teve a instalação no dia 16/02/1970 pelo decreto 7.400/76 passou a ser GRUPO ESCOLAR MAESTRO JULIO DE CASTRO e posteriormente E.E.P.G. “MAESTRO JULIO DE CASTRO”, Situada à Rua Antonio Bufulim, nº 355, na Vila Industria em Tupã.

Nas primeiras horas da noitedo dia 07 de março de 1970, toda Tupã recebeu a triste notícia de que seu maior BAND LEADER … Maestro NELSON DE CASTRO, falecêra na cidade de Santos às 23:40 horas à Rua Bartolomeu de Gusmão, 57 no apartamento 93.

Horas depois seu corpo é transladado para Tupã, onde ficou exposto à visitação pública durante todo o dia 8 de março, sendo o seu féretro realizado com estilo e respeito por toda população, realizando-se o seu sepultamento às 17:30 horas na necrópole municipal do Cemitério São Pedro.

*A grande Orquestra Tupã está viva, tão viva quanto ao tempo do grande Maestro Nelson de Castro poque o seu espírito amante da magnífica arte da melodia , não permitirá que a Orquestra desapareça. Seu irmão e também grande músico geriu pos alguns anos a grande Orquestra Tupã , de Nelson de Castro, que tantas e imorredouras glórias trouxe à família Castro e a Tupã ainda hoje magníficamente representada por LEOPOLDO DE CASTRO.

*NELSON DE CASTRO terá sempre seu nome ligado à sua cidade; à sua Tupã. No ensino, seu nome, indelével, está na Escola Maestro Nelson de Castro. No Museu Histórico e Pedagógico “India Vanuire”, está o registro histórico do MAESTRO JULIO DE CASTRO:
… Foi integrante da Força Expedicionária Brasileira atuando nos campos de combate na Itália. Em Tupã residiu por vinte e dois anos, merecendo a amizade e o respeito de todos os seus concidadãos pelas elevadas qualidades morais e profissionais de líder de expressão, através a sua “Nelson e Sua Orquestra Tupã”. Consagrou-se em um dos mais famosos maestros do Estado de São Paulo. Pelo muito que fez, a imorredoura gratidão do povo tupaense. Em 16/maio/1970.

……………………………………………………….. A presente biografia foi possível graças a colaboração do Rotary Club pelo
prof. Paulo Ribeiro Costa; a sra. Aracelis Alvares de Castro, esposa do saudoso maestro. A montagem desta homenagem esteve a cargo da Diretoria
da Secretaria da Câmara Municipal de Tupã.


Dados e texto fornecido pelo Museu Histórico e Pedagógico “India Vaniure” de Tupã

Comentários

  1. Srs. Procuro noticias sobre o Maestro José Carlos de Souza que Residiu em Monte Azul Paulista + ou - em 1920 a 1930 e depois em garça-sp onde tocou no cinema mudo do Sr. Miguel Mônico.
    Grato,
    José Reynaldo de Souza
    Tel. 11 22096200 cel. 73346270
    email reynaldosouza@ig.com.br

    ResponderExcluir
  2. Na minha juventude pelos idos de 1961, na cidade de Getulina, tive o primeiro contato com a orquestra de Nelson de Tupã. Quase não dançei. Fiquei bem próximo do palco apaixonado e observando os músicos. O cantor me impressionou de sobremaneira.O seu timbre de voz permanece meu cérebro. A palavra é encantamento.Fiquei encantado.Hoje eu sei o seu nome: João Paulo. Dizem que fez direito. Foi a primeira vez que dançei ao som de uma orquestra. Impressionou-me profundamente. Senti uma emoção inesquecível. As meninas com idade superior ensinava os mais jovens a dançar. Naquela noite louco para dançar e vestido com um príncípe. Não dançei. Passei a noite inteira fascinado pela orquestra. Guardo no coração até hoje o som da orquestra. Dançei depois em outras oportunidades e com tantas outras orquestras mas igual a orquestra do Nelson de Tupã, nunca mais. Naquela época tinha outra orquestra famosa de Pedrinho de Guararapes. Nelson de Tupã é para a eternidade. Parabenizo o autor desse blog é merecedor de aplaúsos. Alberto Fonseca

    ResponderExcluir
  3. Anônimo disse...
    Recebi com atraso a história da família Castro e essa família musical faz parte da minha vida. São extraordinários músicos e fazem parte de minha vida. Em cada fase de minha vida os Castros estiveram presentes. Iniciou-se em Getulina, depois Rancharia, em Quatá Recentemente vi a orquestra de Leopoldo de Tupã em São José do Rio Preto-SP. Abri os novos e-mails que me foram enviados e acho que cometi um engano. O cantor na minha cabeça é o Hamilton e coloquei o João Paulo. Fiquei na dúvida em 1961 era o Hamilton com certeza e nas outras apresentações o crooner havia mudado e não sei o nome. Quero pedir desculpa se errei o nome do meu cantor de voz suave e melodiosa. Alberto Fonseca

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 melhores músicas dos Ramones

TOQUE DE SILENCIO - VOCÊ SABE A HISTÓRIA ATRAZ DESSE HINO?

Diferenças entre conservatório e faculdade de música